terça-feira, 19 de junho de 2007

Apresentação de Impressos!!!



Hoje assistimos a apresentação do grupo de Impressos. Sabemos a diferença entre Impresso e Imprenssa: Tudo que é da Imprenssa é Impresso, mas o contrário não é verdadeiro; Hum... a história do jornal... nossa, como era trabalhoso fazer jornal no séc XV! Gutemperg criou uma prenssa, e nela, semanalmente era feito um jornal através da junção de letras, daí ia para a prensa e se reproduziam várias cópias. Mas eu fiquei imaginando, alhuém juntar letra por letra para fazer um dos textos de um jornal... e se acabasse a letra "a" por exemplo??? Tinha que esperar fabricar, porque as outras letras "a" já haviam sido coladas, esperando a prenssa... rsrs.

Mas, vamos lá... a equipe que apresentou trouxe uma discussão interessante:
"Qual o futuro do jornal Impresso?"
"Tá perdendo espaço para a Internet???"
Eu acho que seja assim: não que o jornal esteja perdendo o espaço na casa daqueles que sempre leram jornal, que são tradicionais, e tal, mas ele está deixando de conquistar o espaço daqueles que fazeem parte da nova geração de leitores.

Com relação à Educação, as meninas do grupo trouxeram Freinet à nossa discussão: ele publicou o livro "A imprenssa na escola", no qual se aplicavam as vantagens de se trabalhar o jornal escolar. Freinet propunha os Impressos na Educação NÃO COMO RECURSO, como FERRAMENTA pedagógica, mas sim como REVOLUÇÃO. E isso é muito imporatante que saibamos distinguir nos textos, dissertaçõesm falas, etc que vemos por aí. Muitos autores falam de RECURSO, não de REVOLUÇÃO, que é o importante que se faça. Acho que a idéia de ferramenta, é que tudo continue como está e em determinado momento você tenha um "auxílio". Já Revolução, pra mim, é a mudança definitiva, são os Impressos,o rádio, a Internet, a Tv fazendo parte de forma contituinte do processo, e não só como auxílio, e o q é pior, de poucos.

Falando de quadrinhos, o que achei interessante é que a revista em quadrinhos traz a possibilidade "imagética" (como disse Bonilla em sala); ou seja, a possibilidade de imaginar, de viagar, e imaginando, a criança busca outros contextos à sua mente, consequentemente, a construção do cognitivo.
Pois o mesmo texto do que está numa revistinha, escrito em um papel simples, sem gravuras, não traz o mesmo efeito. Não que tudo que a criança vá ler tenha que ser enfeitado, mas dependo do que você quer que a criança alcance, os quadrinhos podem fazer parte do processo causando uma grande revolução.

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