Após a leitura do artigo “Inclusão digital e formação de professores” de autoria da Professora Bonilla e de ter fuçado bastante no Moodle, minha visão sobre Software se expandiu consideravelmente. Lá tem links de vídeos que estão no Youtube, então quem quiser assisti-los não precisa ter a senha do moodle, basta procurar no Youtube. No primeiro vídeo “Conhecimentos livres”, retiro a frase “a sociedade que quer se democratizar”... Do segundo “Encontro de conhecimentos livres de Recife”, a frase principal deu origem ao título da minha postagem de hoje, além disso, nele pude perceber que Software livre é uma colaboração através do espaço e do tempo, com autoria de pessoas que você nem conhece... essa é a essência da internet. No terceiro vídeo “Software Livre”, pude conhecer as 4 principais finalidades do SWL, que eu chamaria de as “quatro liberdades”... são elas: liberdade de uso para qualquer finalidade, liberdade de estudar o Software, Liberdade de alterar e melhorar o Software e liberdade de redistribuir as alterações feitas. Com essas finalidades, existe um maior engajamento de todos no processo da tecnologia. Diferente do Software Livre, o Proprietário é único detentor do Código Fonte de seu Sistema, fazendo com que compremos os pacotes prontos
Esses pacotes prontos estão em linguagem que só a máquina pode ler (a binária). Não nos é passado em linguagem que possamos estudar, modificar. E quando mudam, avançam, temos que comprá-los novamente, sempre. No proprietário, somos meros consumidores desses pacotes.
O Software Livre nos é passado em Código da Fonte, que possamos ler, decifrar, estudar, modificar.... desse código, passa-se pelo processo de compilação, vira linguagem binária e podemos utilizar nos computadores. Foi então que no quarto vídeo que assisti hoje “Software Livre-Evolução” Comecei a me questionar se o Linux não seria uma grande ameaça à Microsoft, por exemplo. sé... exemplo disso é a bolsa de valores... ela usa o Linux por ser muito mais seguro. Porque se é o S. Livre, as pessoas podem modificá-lo sempre para uma melhor segurança, enquanto que no proprietário, ficam submetidos à segurança da empresa que usa o Proprietário...
Na próxima terça-feira iremos discutir sobre Inclusão digital e formação de professores, mas gostaria de fazer um link com o que estou escrevendo hoje aqui. Os professores precisam ser capacitadoss não com esses “pacotes prontos”. Porque a mudança, é a única coisa de que temos certeza na vida, então se ele “aprende” o modelo pronto, comprado, amanhã ele irá se deparar com outra realidade, não saberá remanejar e se sentirá na situação de perpetuar o mesmo e antigo modelo pedagógico. Devidamente capacitado, o professor se sentirá mais íntimo do processo que estará fazendo parte e poderá refletir sobre a própria prática, desenvolvendo software educativos.
terça-feira, 20 de março de 2007
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2 comentários:
Pois é Verônica...
A aula também me ajudou a entender o que,de fato era o sftware livre. Não conseguia entender, em tamanha dimensão, a sua importância. è impressionante como a medida que vamos conhecendo, aprendendo e nos familiarizando com as informações, vamos percebendo que está mais proximo, do que nós mesmos imaginamos as possibilidades de mudanças. A verdade é que tudo está em nossas mãos, só falta a vontadede mundar!!!
O softwre livre está ai pra nos mostrar isso!!!!
Verônica uma das coisas que destaco na sua reflexão é a questão da capacitação de professores. Podemos observar que talvez por comodismo, fica mais fácil ensinar apenas os programas da Microsoft, os professores aprendem e ensinam estes programas criando o que eu vou chamar de "Circulo vicioso da Microsoft". A capacitação de professores tendo em foco às novas tecnologias não pode deixar de lado a importância do SWL, numa perspectiva de fomentar novos formadores de opinião com independência no ciberespaço.
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