Hoje ficamos de terminar de discutir os conceitos que não tivemos temos na última aula. O primeiro conceito foi Digital. Vimos que digital vem de dígito e diferenciamos de analógico, que vem de analogia. E o que é Analogia? É encontrar semelhanças (um pode representar o outro). É a relação entre idéias, sistemas, representação. Analógico são as grandezas contínuas, que tomam todos os valores em um intervalo de tempo. Então o que é digital: É tudo aquilo que podemos modificar, mexer, etc.
Entrando no conceito de “Virtual” apontamos Lévy, que é o mais famoso q discute isso, resumindo ele diz: tecnologia, existe em efeito, em essência, nó de tendências e forças, limbo. Diante disso Bonilla falou sobre a metáfora do caldeirão para representar virtual e atual. De dentro do caldeirão saltam coisas, essas coisas são os acontecimentos, e esses acontecimentos surgem por conta de existir o caldeirão (que é o virtual). Ou seja, de dentro do caldeirão podem surgir coisas que não podemos mensurar e isso que irá surgir é a realidade. Complicado??? rsrsrsr
De novo: Os acontecimentos são as coisa q saem do caldeirão – o q filósofos chamam de “atual” e o caldeirão é o virtual. O virtual e atual – o ir ir vir do virtual e atual é o que se chama de realidade.
Vivemos num campo de forças (o virtual) que interfere em nossas vidas, nos acontecimentos (o atual) ou seja, na nossa realidade
O que tecnologia tem haver com isso?
Se digital é tudo aquilo que se pode mexer, mudar, a tecnologia é totalmente virtual, pois pode ser mexida do jeito q quisermos.
E realidade virtual: é o conceito q tem haver com interface que precisa de canais multicensoriais e provoca uma imersão, sai do meio físico e vai para um programa, precisa navegar, interagir e sempre é em 3ª dimensão. O outro conceito foi Simulação: Articulado com isso tudo, Simulação, de forma prática, significa:cálculo numérico, modelos, digital, virtual. Diferente do analógico, que é a representação de um objeto (ex: uma fotografia), a simulação não precisa do objeto para comparação. EX: um site de cabeleireiro: simulações de corte e mudança de cabelo sem precisarmos cortar e pintar de fato os cabelos; Simulação de vôo p/ novos pilotos e etc... podemos visualizar algo sem que isso seja de fato verdade, sem q exista.
Os modelos são construídos levados em conta a imaginação, os conhecimentos acumulados, as nossa idéias e teorias. Por isso conseguiram fazer filme de dinossauros sem nunca ter visto um.
Não trabalhos com imagens acopladas aos objetos, mas com modelos dos objetos.
O outro conceito foi com relação a comunidades virtuais. As comunidades convencionais são marcadas pela presença física das pessoas, que se encontram, convivem, etc
hoje temos, com as c. v., uma ruptura nas relações de espaço-temporais. A mobilidade é muito maior, se você não gosta de tal comunidade você sai, por exemplo.
A comunidade anterior, está ligada a presença, e a atual, está ligada a ciberespaço.
É nas comunidades que acontecem a inteligência coletiva, e essa acontece através dos interesses mútuos, presença ciberespaço e laços sociais.
Tudo o que as pessoas sabem, precisa ser valorizado e distribuído por toda a parte (Lévy). A inteligência deve ser distribuída, valorizada, diversidade, valorização, é necessário q aja interatividade e contribuição colaborativa. Isso Tudo é a base para se haver comunidade.
E se tem Comunidade, é preciso que haja Interatividade, certo? Exatamente. E interação e interatividade são a mesma coisa? Não. Interatividade está relacionada a pessoas, Comunicação de elementos humanos, e a interação tem haver com Ciência, elementos dos mais variados tipos – elementos químicos.
E o que é preciso para se haver Interatividade? busca constante, hiper-interação, bi-direcionalidade, provocar relações horizontais, intervir o processo, redirecioná-lo.
terça-feira, 15 de maio de 2007
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