Hoje pudemos trazer nossas pesquisas para discussão, e isso fez com que todos pudessem ter conhecimento dos conceitos que cada um ficou de pesquisar na última aula.
Dentre os conceitos que ficamos de pesquisar, hoje foram discutidos Rede, Espaço Rizomático, Ciberespaço, Cibercultura, Cibercidade, Hipertexto, Navegação.
Verifiquei nas pesquisas que a Rede é um espaço rizomático (CAROL), isto é, sem centro.
Uma estrutura rizomática é um sistema de multiplicidade, um sistema de formas as mais diversas, como um verdadeiro rizoma, com extensão ramificada em todos os sentidos. Ou seja, entre as redes que existem, sejam elas de transporte, de comunicação, de pessoas, etc, tem a redes virtuais, e estas são as redes rizomática.
Fazendo um link com essa pesquisa, discutimos sobre a pesquisa que falava sobre Rede., vimos que rede é um sistema que articula diferentes elementos (pessoas, instituições, materiais, redes sociais, redes de tecnologias. É um sistema auto-organizacional, que procura caminhos mais livres para percorrer. E o que é de fato então: É algo não linear, que articula pontos que estão em lugares diferentes, policêntrico, descentralizado, não-hierárquico, auto-organizacional, que tem a capacidade de distribuir o poder. O Espaço Rizomático é justamente uma rede, mas uma rede tecnológica, é a idéia que a partir de um ponto, pode se alastrar de novo.
Em seguida discutimos Ciberespaço, Cibercultura e Cibercidade. Podem parecer sinônimos, mas a aula de hoje foi muito colaboativa pois nos trouxe as diferenças entre elas. Em Ciberespaço, vimos que o ambiente virtual, Cibercultura representa as novas formas de se relacionar, são novas maneiras de fazer as coisas em torno dos ambientes. Em Cibercidade temos a utilização de serviços sem estar na cidade. É a organização do espaço em torno de serviços para atender a população. Exemplo: Uma pessoa da zona Rural pode ter uma segunda via de uma conta de luz sem precisar ir num posto da Coelba que fica na capital.
Após estas diferenciações, outro conceito que achei muuuuito interessante foi o de Hipertexto. Nessa discussão vimos que um texto tem várias formas de dar sentido a algo. É tudo o que comunica ou tem intenção de comunicar. Para se ter um Hipertexto, tem que haver linkes, os linkes são os responsáveis por fazer a conexão de um texto ao outro.
Isso tudo discutimos hoje, e o mais interessante, é que aprendemos a nós mesmos, fazermos hipertextos. Por enquanto não vou colocar os linkes, mas assim que puder, colocarei os linkes dos sites de cada pessoa que pesquisou determinado tema, e que abordamos hoje.
terça-feira, 8 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário