terça-feira, 12 de junho de 2007

Apresentação, discussão, conhecimento!!!!!


Nossa apresentação foi no dia 04/06, sobre Rádio e Educação e levamos à discussão através dos fatos históricos, como surgiu o rádio; os projetos do tipo Minerva e Dosvox, e tipos de rádio (ou modalidades): comercial (que o mais comum, o que estamos acostumados e ouvimos com mais frequência. É onde são feitas propagandas - e esse é o ponto que mais diferencia das demais; falamos tammbém das educativas, cuja a finalidade é a educação, promover o conhecimento, divulgar eventos, tudo o que seja relacionado à Educação. Não pode fazer propagandas, mas pode mencionar os patrocinadores de eventos educativos; e a rádio comunitária, que diferente do que muitos pensam, é regulamentada pelo Ministério das Comunicações, precisa ser solicitada, passar por aprovação, etc... Se não passar por essas etapas burocráticas e funcionar sem autorização é pirata. Além disso, a rádio comunitária tem que ter o microfone à disposição da comunidade. Ela não tem dono e não pode ter propagandas.
Já que falamos em PIRATA, esse tipo de rádio é todo meio radiodifusor que não passa por autorização do Ministério da comunicações, seja ele de Tv ou rádio. Sendo que TV pirata é complicado de se ver, já rádio, por ter um custo barato e ser de fácil acesso a qualquer camada da população, é alvo dos pirateiros. Sem nenhuma preocupação, esses "pirateiros" aproveitam, muitas vezes, a transmissão de antenas de aviação, fazendo com que haja interferência e podendo causar graves acidentes aéreos... Pois é... Falei disso tudo e muita mais na minha apresentação. O mais importante é que houve discussão ao final, e troca de conhecimento. Vou finalizar com uma frase de Edgard Roquete-Pinto, que:

"Prevendo a importância da rádio na educação do povo fundou, a 20 de Abril de 1923, na Academia Brasileira de Ciências (de que era membro, bem como de outras associações nacionais e estrangeiras), a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, só com fins educacionais e culturais (fig. 4). O fascínio de Roquette pela rádio deve-se, em parte, pela entrega à causa positivista e à profissionalização como antropólogo, factores que o colocaram ao serviço de causas científicas e sociais." (FERNANDES, 2002)




"A rádio é a escola dos que não têm escola. É o jornal de quem não sabe ler; (...) é o divertimento gratuito do pobre; (...) desde que o realizem com espírito altruísta e elevado (...) Pela cultura dos que vivem em nossa terra. Pelo progresso do Brasil". (EDGARD ROQUETTE-PINTO)

FERNANDES, ANA; EDGARD ROQUETTE-PINTO, in: http://amazonia.no.sapo.pt/Roquette-Pinto.html , 2002.

2 comentários:

josy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josy disse...

Olá Verônica, a apresentação de vocês foi muito proveitosa, pois trouxe elementos muito interessantes e que propiciaram uma ótima discussão.Todas as informações trazidas e socializadas com a turma enriqueceram ainda mais o nosso conhecimento.