terça-feira, 6 de março de 2007

Falando muito sobre Pós-Modernidade

Então... Será que existe mesmo a Pós-Modernidade, ou ainda estamos na Modernidade, só que com algumas evoluções.... já que temos ainda tantas características da Modernidade em nosso "jeito". Começo pelo fim. Essa foi a última reflexão feita por Bonilla após a turma de terça à tarde ter assistido dois vídeos ( um sobre Pós-Modernidade e outro Multiculturalismo e Globalização) e discutido sobre o texto escrito por ela - "A práxis Pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento no séc. XX" Nesta aula falamos sobre os conceitos de Pós-Modernidade. Estamos ou não nela? Falamos muito sobre identidade também... temos ou não uma identidade? Não, não temos uma identidade... temos IDENTIDADES.... Como vi no primeiro vídeo e fiquei intrigada, lá estava escrito "Nossa identidade é não ter identidade". E o que isso siginifica? Como discutimos em sala, é uma mudança na atitude de querer anular o outro, passar a sua cultura ao outro de forma a retirar a dele e implantá-la a sua no lugar. É parar com isso do "EU HEGEMÔNICO", tendo-se um só "EU" e fazer trocas entre cada "EU", pois se cada um mantém sua cultura, se permitindo conhecer e trocar com outra cultura, todos só tem a ganhar e não ficamos reféns de uma política Hegemônica que quer dominar todos, através de um único "tiro" : no 'EU HEGEMONIZADO'. Tudo hoje muda e acontece em decorrer das conexões. Vamos nos conectar sim, e vivemos em função dela! Mas não vamos deixar de dialogar, perder os laços com as pessoas, mesmo que estas estejam distantes. A tecnologia, os chips, os celulares são importantes sim, nossa... o quanto essas memórias anexas ao nosso corpo, nos auxiliam... Mas então... o que entra no nosso convívio e passa a fazer parte de nossa vida, passou a ser nossa CULTURA? Ou não passa de MERCADO? Multiculturalizar pode ter vários sentidos... Bonilla deu o exemplo do Jeans. Todo mundo usa de Jeans hoje e isso foi algo que o mercado nos forçou a usar, a nos fazer comprar. Qual o tecido semelhante ao Jeans, aqui no Brasil, que poderíamos "concorrer" em um processo globativo? Complicado.... E a Mc Donaldś? É uma marca. Você vai à lanchonete porque gosta daquela marca. Em qualquer lugar do mundo, você encontrará aquela marca.... e se você gosta do sanduíche, não fique com vergonha de comer, se for contra o capitalismo.... afinal, essa "marca" só tem lá mesmo.... Diferente, por exemplo se você quiser comer comida oriental. Aí sim, é outro tipo de troca de Culturas.... Comer um Hot Roll ou um Yakisoba, etc, é algo que nossa cultura já aceita e muito, apreciar.... assim como no Japão, por exemplo, há quem goste de feijoada.... é isso, não existe "A" identidade. O que existem são processos identitários (como disse Bonilla). E eu adorei esse termo não comum.... Pois significa que não existe UMA e que também não é ESTÁTICA, cada uma vai se transformando, com as trocas, e com o tempo.

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