terça-feira, 27 de março de 2007

Inteligência coletiva: Aprendizagem recíproca de todos.

Hoje tivemos uma aula muito boa. Não que as outras não tivessem sido, mas é que hoje, além das nossas colaborações para o coletivo, tivemos um esclarecimento amplo sobre Inclusão Digital. Acho que depois de hoje, começo a pensar criticamente sobre esse termo. No governo de FHC, no chamado Livro Verde do programa desse governo, em nenhum momento fala de “Inclusão Digital”. Esse termo surgiu depois, após estudos e críticas dos programas do governo. Pois no modelo de FHC se falava de “Alfabetização Digital”. Após se estudar a fundo o programa, pesquisadores perceberam que era um sistema que era uma alfabetização voltada para para a população e para ser de consumo. O que eles chamavam de “fluência digital” para quem estava em processo de pós-graduação, e esses poderiam fazer parte da produção. Com essa dinâmica surge o termo “Inclusão Digital” e que nesse contexto, Alfabetização Digital é conceituado de “habilidades técnicas de manuseio de máquinas digital”, então, voltando àquela questão de outra postagem minha, quando Lévy fala que é preciso estar Alfabetizado para manusear um micro, vemos que não. O indivíduo pode estar alfabetizado digitalmente e não ser letrado, enquanto que outra pessoa com diversas formações, pode estar analfabeta digitalmente.
A Inclusão surge da necessidade de se retirar os excluídos. A exclusão é um problema social, que por sua vez gera inquietação geral das pessoas, quando estão diante da degradação das estruturas da sociedade. Ou seja, temos medo da violência, do perigo nas ruas, trancamos nossas casas, não abrimos nossas portas à estranhos. O Governo então aparece para “ocupar” essas pessoas das ruas com atividades variadas. O governo faz cursos, projetos, e tudo isso ocupa as pessoas, não muda a situação. Isso faz com que eu ande mais segura na rua, mas não faz com que aquele excluído esteja sendo inserido em um processo de inclusão.
A saída está no próprio modelo hegemônico. Pois ele tem brechas. Devemos usar a tecnologia para que a sociedade se organizem prol de objetivos comuns. É preciso que se criem comunidades de aprendizagem (virtuais ou presenciais) para que se formem relações horizontais. Dessa forma, os membros das comunidades poderem promover trocas interativas, discutir, trocar informação, construir conhecimento, formar inteligência coletiva. As tecnologias digitais estão em todos os setores, nós somos organizados por elas, vivemos com elas. Elas trazem um volume de informação imenso, essas informações trazem conhecimento e do conhecimento, aprendizagem. Mas para que a sociedade possa chegar à aprendizagem não ao mero consumo do que é passado, precisa ser incluída, precisa se incluir. Inteligência coletiva: Aprendizagem recíproca de todos.

2 comentários:

Carla Oliveira disse...

Oi Verônica tudo bem?
Realmente discutir inclusão é algo complexo. Tanto que no texto de Bonilla ela começa com a grande questão de conceituar a inclusão. Nas aulas de educação especial nós falávamos muito sobre isso, e agora nas de tecnologias a mesma coisa. É importante sabermos primeiro o que é exatamente Inclusão Digital, e ficou compreendido, no texto de Bonilla, que não está se referindo a pessoa ter poder de compra das tecnologias pra sentir-se incluída, mas compreender o aparecimento, utilização e finalidade das NTIC. Um abraçãoooooooo

Sérgio Vitor disse...

Olá Verônica, valeu por ter entrado na comunidade "Educação e Software Livre" do orkut.
Parabéns pelo blog! Precisando de alguma coisa é só falar.
Abs.