terça-feira, 11 de setembro de 2007

Assembléia de Pedagogia vota: NÃO AO REUNI


Aff... tô tão cansada hoje... foi um dia e tanto. Logo pela manhã foi a assembléia dos estudantes de Pedagogia para colher a posição dos estudantes quanto ao REUNI.

Foi muito bom poder expor minha idéias e ouvir o que os colegas tinham a dizer, até mesmo quando a posição era contrária. O que não foi bom foi estudante de pedagogia de posição contrária, que tem problemas pessoais com o pessoal do D.A ped ficar gritando, dizendo que o D.A. não representa os estudantes, etc... etc... blz, se ela achava isso, que falasse em outro momento, não naquele em que era necessário falar sobre o REUNI, e foi lá pra frente sem dizer nada sobre o assunto, só atingir o D.A. E ainda disse que era preciso trazer mais gente entendida sobre o assunto como professores, e não nós, estudantes ( que na concepção dela não sabíamos do assunto). Ah... ela sabia, né?

Na hora que essa pessoa disse isso fiquei muito preocupada: 1º porque ela acha que os estudantes não estão na competência de falar e opinar sobre o REUNI (estariam se fizessem como ela : gritou, gritou que "o D.A. isso, o D.A. aquilo e... sou a favor do REUNI!!!"). Mas como foram 28 votos contra (o meu estava entre eles) e 3 a favor, ela disse que todos nós não sabíamos a fundo o que dizíamos.

2º porque essa mesma pessoa estava visivelmente sem base alguma de nada e sendo coargida por líderes estudantis (apoiados por partidos políticos) que estes sim, falavam até bem, com muita experiência, só que nem eram de pedagogia ( e a assembléia era de pedagogia) e quando outras pessoas contrárias ao REUNI (inscritas a falar) começavam o seu discursso, acontecia uma tremenda falta de respeito, com risadinhas, interrupções, e etc.

Acho que as pessoas, ao invés de se preocuparem em somar, querem destruir. Quando eu digo "somar", não falo em pensar igual a mim. Falo em expor opiniões e juntos, discutirmos, numa boa, sem briga ou provocações, quais os prós e os contras de determinado assunto, apresentados pelos estudantes. Mas o povo leva as coisas para o lado pessoal, que horror...

Mas o que pude perceber é que tem gente que gosta de servir de marionete de pessoas mais experientes e se dão a cara a tapa por algo que, de forma perceptível, não vem da vontade própria, da opinião formada; mas da vontade de destruir o que existe, de ser contra o D.A. e a todos. Não sou do D.A. e não tenho nada haver com ele a não ser o fato dele me representar oficialmente. Mas nem por isso vou desmerecer nem fazer provocações que não convêem ao momento.

Ah, e o mais impressionante foi gente, que é "coligada" às 3 pessoas (rs ) que votaram a favor do REUNI se esconder atrás da gente na hora da votação e levantar, timidamente, a mão que tentava se esconder os olhares que poderiam recriminá-lo pela escolha de ser CONTRA O REUNI.

Pois é... essa outra pessoa é outra marionete. Só que esta, não dá a cara a bater. Até tem um bom posicionamento com relação ao Tema discutido hoje, na minha opinião, mas é medroso e tem medo de represálias futuras.

É uma pena que aconteçam tantas intrigas na Universidade. Seria tão bom que todos se respeitassem e com nível, colocassem suas idéias... mas o que se vê ainda não é o q eu gostaria (e como pude ver, o q um monte de gente tb gostaria).

Nenhum comentário: