terça-feira, 19 de junho de 2007

Internet e Educação



Apesar da Apresentação de Impressos e de Internet terem sido no mesmo dia, 12 de junho (dia dos namorados!!!!!! rs) fiz duas postagens distitas, diante da quantidade de informações e do que tenho vontade de falar sobre esses assuntos.

A turma de Internet nos trouxe o surgimento da mesma: 1069 (nem é tão velha assim...) No Brasil, cehgou no fim da déc de 80, e antes de 1995, a Internet era só para Universidades. A partir dessa fase, então, se criam os domínios ".com"; ".org"; ".mil" (pasmem... pouco mais de 10 anos!!!! Nossos filhos vão achar o mesmo que achamos de nossos pais, que viram o surgimento da Tv... rsrsrsr)

As meninas falaram de LIVRO VERDE" E o que é isso??]
Foi um movimento que começou em 1991 com a disseminação de Internet e com a intenção de fazer "capilarização" (necessidade de levar comunicação para todo o pais, no caso, os EUA, que tinha essa intenção e que era apenas estrutural). Então essa intenção "estrutural" dos EUA migra para Europa e lá toma um cunho mais social, abrangendo essa questão de levar a comunicação a todos, mas também de educação.
Em 1990 chega ao Brasil, e ´hj quase todos os países do mundo têm o Programa Sociedade de Informação.
Linhas de ação:
Mercado de trabalho e oportunidades
Universalização de serviços e formação para cidadania
Educação na sociedade
Conteúdo e identidades culturais.

Os Infocentros
São centros públicos de acesso à Informática.

Agora eu queria falar novamente da questão de diferenciar idéia de "FERRAMENTA" e a idéia de algo "ESTRUTURAL", porque o grupo, em um determinado momento trouxe um artigo que contradizia toda a apresentação dele, pois trazia a Internet como RECURSO e não como REVOLUÇÃO. Então a professora enfatizou: Ferramenta é o apoio que faz permanecer o sistema todo igual, só que não podemos ver a tecnologia como ferramenta. Cursinhos de informática 'aligeirados" são suficientes para professores que vêem a tecnologia como ferramenta.
e que venham as "ferramentas" para mudar o conceito para estruturar, mudar, construir e não só auxiliar, ajudar a permanecer.

Nenhum comentário: